fbpx
  • ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

Descrição do curso:

O Team-Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), consiste numa estratégia educacional que propõe aos estudantes uma aprendizagem ativa e que pode ser usada com grandes classes de estudantes divididos em pequenos grupos (BOLLELA, 2014). Ou seja, a metodologia do TBL é baseada no aprendizado entre pares, organizados em equipes, visando incentivar a comunicação, a interação e a construção do conhecimento, além de estimular a atitude crítica e construtiva, a autonomia, a organização e o comprometimento dos estudantes.
É uma estratégia que muda o foco do uso do tempo da sala de aula, da simples transmissão de conceitos do curso pelo instrutor para a aplicação dos conceitos do curso pelas equipes de alunos. O tempo de sala de aula é reservado para a aplicação prática do conhecimento, por meio da resolução de questões e problemas, que são discutidos entre os grupos, tomando proveito da aprendizagem entre pares.
Foi desenvolvido na década de 1970 pelo professor Larry Michaelsen, nos Estados Unidos, que implementou esse método pela primeira vez na escola de negócios, com o objetivo de tornar suas aulas mais dinâmicas e motivadoras, mesmo com um grande grupo de estudantes.

 

Neste curso rápido, vamos estudar:

  • O que é o team-based learning?
  • Como aplicar o TBL?
  • Como avaliar os estudantes no TBL?

Currículo do Curso

Tópicos do curso:
O que é o team-based learning? 00:40:00
Como aplicar o TBL? 00:40:00
Como avaliar os estudantes no TBL? 00:40:00
Questionário: TBL Ilimitado

Avaliações do Curso

5

5
4 classificações
  • 5 estrelas4
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0
  1. boa descrição do que é o TBL

    5

    O módulo apresentou todos os aspectos da metodologia TBL. O tempo foi escasso, devido à grande quantidade de assuntos ligados ao tema. Mas foi muito bem apresentado.

  2. Avaliação combo UNIUBE

    5

    Gostei do curso e agradeço a oportunidade oferecida pela nossa Instituição e ao desempenho de vocês que demonstraram segurança e habilidades no tema. No entanto achei que foi gasto muito tempo com históricos, teorias, etc. Isso já tínhamos lido e já tínhamos um certo conhecimento sobre o assunto. O que esperava era que fôssemos executar atividades juntos. Construir casos multidisciplinares como aquele apresentado de “Eduardo e Mônica”. Quando nos foi apresentado o caso é que realmente entendi, na prática, como deveríamos trabalhar. Aí ficou concreto. Acho que em cursos futuros vocês deveriam começar pelo caso, separar grupos aleatórios como foi feito e deixar que os membros da equipe construam um caso para ser apresentado aos colegas no outro dia. Em um outro dia vocês podiam fazer o fechamento com as abordagens teóricas. Mas acho que teriam que dobrar a carga horária do curso para não ficar corrido.
    Também nos slides da primeira aula, substituir o termo “Porque” por “Por que” já que tratavam-se de perguntas.
    Espero ter contribuído.
    Abraços e boa sorte para vocês!
    Muito obrigada à vocês, ao Curso de Medicina da Uniube e a todos que colaboraram!!!

Direitos reservados a EducaSpace | Desenvolvido por B42.