Descrição do curso:
Muito mais do que conteúdos, disciplinas densas de material, a preocupação da Educação, nos dias de hoje, está em apresentar e avaliar um ensino que considere as competências e habilidades. Essa tem sido uma questão cada vez mais discutida e presente nas propostas de ensino, a fim de que o processo de aprendizagem seja marcante no desenvolvimento e preparo dos alunos para os desafios e situações que o mundo atual exige.
Além de apresentar conteúdos onde o aluno sinta-se participante do processo de ensino e aprendizagem, o professor se vê diante do desafio de avaliar estas competências e habilidades de forma que reflita a apropriação, bem como a construção de conhecimentos, de maneira segura e eficaz.
Com a intenção de auxiliar o desenvolvimento de estudos contínuos dos temas, este curso foi preparado. Abordaremos questões relacionadas ao processo de avaliação considerados fundamentais para o contexto do ensino e sua garantia de eficácia.
Neste curso rápido, vamos aprender:
- Avaliação por competências e habilidades
- Processo avaliativo
- Learning Analytics: Como transformar dados em informações estratégicas para a Gestão do Currículo e aprendizagem
Currículo do Curso
Tópicos do curso: | |||
Avaliação por competências e habilidades | 00:40:00 | ||
Processo avaliativo | 00:40:00 | ||
Learning Analytics: Como transformar dados em informações estratégicas para a Gestão do Currículo e aprendizagem | 00:40:00 | ||
Recapitulando: avaliação por competências e habilidades | 00:00:00 | ||
Questionário: Avaliação por habilidades e competências | 00:00:00 |
Gostei muito do curso!
Muito interessantes, conhecer as competências e habilidades. recomendo 100%.
Avaliação - sempre um tema polêmico
O bom conteúdo oferecido nos faz refletir sobre a quantidade de aspectos que devem ser considerados numa avaliação, seja ela: diagnóstica, formativa e avaliativa.
Na verdade, confesso que fiquei um pouco incomodado quando se referem a “habilidades e competências” como sendo algo num mesmo espectro.
Como sugestão, Intuo que a temática Learning Analitics não deveria ser abordado neste curso e sim num outro com mais aprofundamento que falasse, por exemplo em Planejamento da Avaliação.
Os observações aqui sinalizadas são apenas apontamentos construtivos. Um grande abraço.