fbpx
  • ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

Descrição do curso:

“O mundo de hoje necessita de uma força de trabalho composta de pessoas com interesse permanente em aprender, que sejam criativas, curiosas e autônomas, capazes de conceber e implementar novas ideias.”

Salman Khan.

Ao conversar com alunos, da Educação Básica e Ensino Superior sobre os modos de ensinar e aprender, o ensino essencialmente transmissivo, centrado unicamente no conhecimento do professor, é motivo para muitas insatisfações. Reclamam não só pelo fato de ter que ficar horas ouvindo, mas também pela rigidez dos horários, do distanciamento do conteúdo proposto com a vida pessoal e profissional, e dos recursos pedagógicos pouco atraentes. Ao conversar com professores, a recíproca também é verdadeira. Professores reclamam da falta de envolvimento, do excesso de desinteresse dos alunos e das condições do exercício docente.
Mesmo diante de tantos avanços tecnológicos e científicos, o modelo de aula continua, predominantemente, oral e escrito, bem como, os recursos utilizados. Neste contexto, tem se mantido intacto: muito giz, caderno e caneta. Quando mudam, ganham uma nova roupagem por meio da utilização dos instrumentos audiovisuais, como a inserção de filmes, vídeos e apresentações gráficas e projetores multimídia. Já os alunos aprendem a receber o conteúdo passivamente e cada vez mais, esperam tudo produzido pelos professores.
Neste contexto, pergunta-se:

Como modificar os modos de aprender e ensinar das instituições para gerar resultados mais positivos?

Como garantir que os alunos se apropriem do conhecimento, historicamente acumulado e os relacionem com o cotidiano?

Como gerar maior engajamento, motivação e responsabilidade nos alunos?

Quais estratégias pedagógicas podem auxiliar o professor e tornar as aulas mais significativas?

As Metodologias Ativas (MA) fornecem subsídios para uma pedagogia dinâmica, centrada na criatividade e na atividade discente, numa perspectiva de construção do conhecimento, do protagonismo, do autodidatismo, da capacidade de resolução de problemas, do desenvolvimento de projetos, da autonomia e de maior engajamento no processo de ensino e aprendizagem.

 

Neste curso rápido, vamos estudar:

  • Video based learning
  • Fórum invertido
  • Gamificação
  • Desafios imersivos
  • Expedições em museus virtuais
  • Quiz game
  • Aprendizagem baseada em problemas – (ABP)
  • Aprendizagem Baseada em projetos – (ABP)
  • Educação maker
  • Instrução por pares – IP
  • Metodologia STEAM

Currículo do Curso

Tópicos do curso:
Video based learning 00:11:00
Fórum invertido 00:11:00
Gamificação 00:11:00
Desafios imersivos 00:11:00
Expedições em museus virtuais 00:11:00
Quiz game 00:11:00
Aprendizagem baseada em problemas – (ABP) 00:11:00
Aprendizagem baseada em projetos – (ABP) 00:11:00
Educação maker 00:11:00
Instrução por pares – IP 00:11:00
Metodologia STEAM 00:10:00
Questionário: Aprendizagem Ativa Ilimitado

Avaliações do Curso

5

5
3 classificações
  • 5 estrelas3
  • 4 estrelas0
  • 3 estrelas0
  • 2 estrelas0
  • 1 estrelas0
  1. Curso muito bom!

    5

    Curso muito bom!

  2. 5

    Aprendizagem ativa é um conteúdo extremamente interessante, principalmente para a docência.

Direitos reservados a EducaSpace | Desenvolvido por B42.