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Hora de Incluir!

Inclusão de alunos com deficiência

No Brasil, segundo o Censo do IBGE de 2010, 46,5 milhões de pessoas declararam possuir algum tipo de deficiência visual, motora, auditiva, intelectual. Nessa pesquisa, foram formuladas perguntas para identificar as deficiências visual, auditiva e motora com seus níveis de gravidade, através da percepção da população sobre sua dificuldade em enxergar, ouvir e locomover-se, mesmo com uso de facilitadores como óculos ou lentes de contato, aparelho auditivo ou bengala, e a deficiência ou intelectual.

No Ensino Superior, as matrículas de alunos público alvo da educação especial nos cursos de graduação presencial e ensino à distância (EAD), segundo o Censo de 2017, foi de 38.272 identificados com cegueira, baixa visão, surdez, deficiência auditiva, física, surdocegueira, deficiência múltipla, intelectual, autismo infantil, síndrome de asperger, síndrome de rett, transtorno desintegrativo da infância e superdotação. Conforme o Censo da Educação Superior, houve um aumento de 113% no número de alunos com deficiência matriculados nos cursos de graduação entre 2009 e 2018. 

A Política Nacional da Educação Especial de 2008 considera como público alvo da educação especial a pessoa com deficiência “aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental ou sensorial que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e sociedade” (BRASIL, 2008, p.9). Além disto, cita os alunos com transtornos globais do desenvolvimento, nos quais estão incluídos alunos com transtorno do espectro autista e transtorno desintegrativo da infância e os alunos com altas habilidades e superdotação, como representantes desse mesmo grupo.

Atuar com alunos com necessidades específicas na sala de aula é um desafio aos professores. Foi pensando nisto, que a Editora Positivo, em parceria com a Universidade Positivo, produziu um material completo de orientações aos pais, escola e professores com dicas importantes de como incluir estes alunos. Clique aqui e acesse o material gratuitamente.

Profa. Karina Nones Tomelin

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